A Prefeitura de Contagem investe e valoriza a iniciação científica nas escolas do município e, um dos resultados foi o prêmio conquistado por duas alunas Fundação de Ensino de Contagem (Funec), premiadas na 22ª Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace). Nessa sexta-feira (5/4), as estudantes Rebeca Barbosa e Sâmella Ester, ambas de 17 anos, estudantes do 3º ano de Farmácia na unidade Centec, foram recebidas na Prefeitura.
“Contagem tem um patrimônio muito importante, que é a Funec, e que tem desenvolvido projetos fantásticos com a iniciação científica. É por meio da pesquisa e da produção de conhecimento que a gente coloca uma nova mentalidade para a educação no município e no país. O projeto delas foi o único apresentado por uma escola municipal e foi premiado como o melhor projeto de Minas Gerais. Parabéns a elas por representarem tão bem a Funec e a nossa cidade”, celebrou a prefeita Marília Campos.
O trabalho desenvolvido por Rebeca e Sâmella, intitulado ‘Identificador de Ascaris Lumbricoides através de Inteligência Artificial’ foi selecionado para a Febrace entre 3.000 projetos de todo o país, sendo os 200 melhores escolhidos para serem apresentados, presencialmente, em São Paulo.
Rebeca Barbosa e Sâmella Ester, 17, foram recebidas na Prefeitura de Contagem, nessa sexta-feira (5/4) Foto: Luci Sallum/PMC
As conquistas das estudantes da Funec não foram poucas. Além do melhor projeto de Minas Gerais e único apresentado por uma escola municipal, elas ganharam o Prêmio Destaque Centro Estadual de Educação Tecnológica Paola Santos; o Prêmio de Publicação e Artigo Científico - Revista Científica Enciclopédia Biosfera; e o 3° lugar nacional na categoria ciências biológicas.
A presidenta da Funec, Telma Fernanda Ribeiro, destacou o exemplo que a educação em Contagem passa: “A Funec é nosso orgulho. As meninas são um exemplo muito importante pela trajetória delas, pelo papel que a educação no município tem na formação da nossa juventude. É um sucesso delas, dos professores, de toda uma equipe”.
Trajetória
Sâmella Ester estudou na E. M. Professora Maria Martins ‘Mariinha’, no Petrolândia, onde começou a se interessar pela ciência. “Lá comecei a ter interesse por escolas técnicas e tomar gosto pela ciência. Como queria fazer Farmácia e o histórico da Funec, que tem um ensino de ótima qualidade, fiz o concurso.
Rebeca Barbosa também passou pela rede municipal de educação, tendo estudado nas escolas municipais Nossa Senhora Aparecida e Machado de Assis. “Já tinha muita vontade de entrar na área da saúde e optei por Farmácia. Optei pela Funec pela qualidade do ensino e também por ser um curso técnico, que vai me ajudar a entrar no mercado de trabalho”.
Ambas estudantes pretendem cursar medicina após concluírem o ensino técnico.
Projeto Premiado
O projeto ‘Identificador de Ascaris Lumbricoides através de Inteligência Artificial’, desenvolvido por Rebeca e Sâmella, utiliza a inteligência artificial para detectar ovos de Ascaris lumbricoides, parasita causador de parasitoses intestinais. A tecnologia inovadora promete melhorar os diagnósticos dessas doenças, tendo eficiência de 95% e um impacto positivo na saúde pública.
Sobre a participação na 22º Febrace, as estudantes aprovaram a experiência e pretendem dar seguimento no projeto, ampliando a técnica para detecção de novos parasitas.
"Foi muito importante a troca de conhecimento na feira, para o nosso currículo e para o nosso futuro. Incentiva a gente a continuar na pesquisa e almejar voos mais altos", disse Rebeca. "É uma experiência que vou levar por toda minha vida e espero compartilhar e inspirar outras pessoas”, completou Sâmella.
Confira a íntegra do artigo produzido pelas estudantes
https://portal.contagem.mg.gov.br/arquivos/artigo_23101901.pdf
Mais informações sobre a 22º Febrace no link
https://febrace.org.br/premiados-e-finalistas/premiados-e-finalistas-2024/
Iniciação Científica Funec
O Programa de Iniciação Científica Júnior (ICJ) e Extensão da Funec oferta 30 bolsas, financiadas pela própria instituição. A bolsa é de R$ 300,00, com um aditivo de R$ 2.000,00 por cada selecionado, repassados pelo município às unidades da Funec.
O projeto, que completa 16 anos em 2024, é um instrumento de apoio teórico, metodológico e financeiro, que permite a inserção dos estudantes do ensino médio, médio integrado e técnico na pesquisa científica.
São ofertados recursos que permitem o desenvolvimento do estudante no processo de aprendizagem. O programa abrange os três pilares do conhecimento: ensino, pesquisa e extensão.